O PEF visa a cobrança coerciva de dívidas ao Estado e/ou a outras pessoas coletivas de direito público. Através deste processo podem ser cobrados impostos, taxas, coimas, entre outras dívidas e sanções.
Citação
Após a instauração do PEF, caso não tenha sido anteriormente notificado de um plano prestacional oficioso, o devedor toma conhecimento de que existe uma dívida em seu nome, através da citação.
Para além de outros elementos obrigatórios, de acordo com o Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), consta ainda da citação:
- Os meios de pagamento;
- Prazos e meios de reação;
- A natureza, proveniência e montante da dívida, bem como da possibilidade de, no prazo de 30 dias:
- Efetuar o pagamento da dívida e acrescido;
- Apresentar oposição; ou
- Requerer a dação em pagamento;
- Que, até à marcação da venda dos bens penhorados pode requerer o pagamento em prestações.
Findo o prazo dos 30 dias sem que o valor total tenha sido pago ou tenha sido prestada garantia que suspenda a execução, o processo avança para penhora de bens ou direitos.
Consulta processo executivoConsulte os processos em dívida e a respetiva citação, no Portal das das Finanças, na funcionalidade: Consulta Dívidas Fiscais – Dívidas em Execução Fiscal – Processos Executivos.Para obter o documento de pagamento,. selecione o processo e clique em: +INF. > Emitir Documento de Pagamento, sendo apresentadas as seguintes modalidades:- Pagamento integral voluntário;
- Pagamento de Prestações;
- Pagamento por conta.
Também pode ver os pagamentos com prazo expirado, que se encontram em execução fiscal, na opção “A Minha Área" > Pagamentos > Pagamentos em Falta.
Valor do processo
Ao valor inicial do processo acrescem:
- Custas de acordo com as Tabelas constantes do Regulamento das Custas Processuais; e
- Juros de mora à taxa legal.
Os juros de mora podem ser reduzidos a metade, se a dívida estiver coberta por garantia bancária, ou elevados ao dobro, nas condições do nº 3 do artigo 44º, da LGT.
Os juros são calculados dia a dia, desde o fim do prazo de cobrança voluntária até à data do pagamento da dívida, não se contabilizando os dias incluídos no mês em que ocorrer o pagamento. O prazo máximo de contagem de juros é de 5 anos, sendo de 8 anos, se o pagamento estiver a ser efetuado em prestações.
Requerimento
Se pretender submeter ou consultar um requerimento, faça-o na funcionalidade: Consulta Dívidas Fiscais > Dívidas em Execução Fiscal > Requerimentos.
Ligações associadas