Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

Operação Silver Axe VI

​Mais de 1.200 toneladas de pesticidas ilegais, avaliados em cerca de 80 milhões de euros, foram retirados do mercado, em resultado da operação internacional Silver Axe VI, liderada pela EUROPOL, na qual participou a Autoridade Tributária e Aduaneira, ação conjunta contou com o envolvimento de autoridades de 35 países. Durante a operação as autoridades controlaram as vendas de produtos contrafeitos, de produtos proibidos e importações de produtos não regulamentados, tendo sido realizados controlos nas fronteiras terrestres e marítimas, assim como no comércio via postal cobrindo as compras on-line.
Pesticida

Os principais resultados da Operação “Silver Axe VI” foram os seguintes:

 
  • ·         9 detenções (7 em Itália, 2 em Espanha);
  • ·         763 irregularidades reportadas;
  • ·         268 apreensões, nomeadamente:
  • ·         1.203 toneladas de pesticidas ilegais das quais 82 toneladas de pesticidas suspeitos de serem contrafeitos e que se encontram presentemente sob investigação.
 
A AT no cumprimento da sua missão, exerce o controlo sobre a fronteira externa europeia e sobre o território aduaneiro nacional para fins fiscais e económicos e de proteção da sociedade, cabendo especificamente às Alfândegas garantir a aplicação das normas a que se encontram sujeitas as mercadorias introduzidas no território da União e, durante a Operação “Silver Axe VI”, a AT recusou a importação de 190 kgs. de produtos fitofarmacêuticos (inseticidas e rodenticidas) por não possuírem uma autorização de colocação no mercado válida. Ainda decorrente da operação foi igualmente recusada a importação de 3.937,5 kgs. de fertilizantes pelo mesmo motivo – não apresentação de uma autorização de colocação no mercado válida. Desenvolvida como uma resposta coordenada entre os vários países participantes e também com o setor privado como forma de combater o perigoso tráfico de pesticidas ilegais, no conjunto das seis edições da Operação “Silver Axe” foram apreendidas 3.771 toneladas de produtos ilegais, sob a coordenação da EUROPOL, no seu papel de facilitação de troca de informação e suporte estratégico, analítico e operacional. Mais informações em Europool-Newsroom
 
Autoridade Tributária e Aduaneira, 23 de junho de 2021