Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

Operação PANGEA XIV

Milhares de unidades de medicamentos apreendidas em Portugal, durante operação organizada pela INTERPOL
Operação PANGEA XIV
​​​​​​Entre 18 e 25 de maio, 92 países de vários continentes estiveram envolvidos na operação inter​nacional PANGEA XIV, dedicada ao combate aos medicamentos falsificados e ao alerta para os perigos associados à compra destes medicamentos através da internet. A ação culminou com a detenção de 277 indivíduos e com a apreensão, em todo o mundo, de mais de 9 milhões de unidades de medicamentos e dispositivos médicos falsificados, potencialmente letais e com um valor superior a 19 milhões de euros, encontrados em cerca de 710 mil embalagens verificadas.

A Operação PANGEA XIV foi coordenada pela INTERPOL, em conjunto com a Organização Mundial das Alfândegas (OMA) e contou com a participação de agências de polícia, autoridades aduaneiras e das autoridades reguladoras de saúde e de medicamentos dos referidos 92 países. Em Portugal, participaram nesta operação o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Desta ação resultaram 846 investigações, tendo sido interrompida a atividade de 77 grupos de crime organizado.​​

Operação PANGEA XIV Operação PANGEA XIV

A participação e a colaboração entre as entidades envolvidas em Portugal (Infarmed e AT), demonstra a importância de dar continuidade aos alertas públicos e às ações de cooperação, a nível nacional e internacional, para combater estas situações ilícitas, tendo em vista a proteção da saúde pública. Mais informação sobre esta temática, bem como dos resultados operacionais, pode ser consultada no link https://www.interpol.int/News-and-Events/News/2021/Thousands-of-fake-online-pharmacies-shut-down-in-INTERPOL-operation


Autoridade Tributária e Aduaneira, 21 de junho de 2021.