Conteúdo da Página
A Operação LUDUS, coordenada pela EUROPOL com o apoio do EUIPO e do OLAF, juntou os esforços de mais de 30 países (EU e não EU) no sentido de impedir o comércio de brinquedos contrafeitos, tendo como resultado a apreensão de 16,6 milhões de embalagens, num valor aproximado de 36,8 milhões de euros, nas duas últimas edições realizadas – LUDUS IV em 2023 e 2024 e LUDUS V em 2024 e 2025.
Portugal, enquanto país participante, registou no decurso destas duas edições da Operação LUDUS, um número considerável de apreensões de brinquedos contrafeitos, e simultaneamente perigosos, cujos resultados foram integrados nos números acima mencionados.
Na edição da Operação LUDUS IV foram realizados um total de 87 controlos e apuradas 9 irregularidades. Na Operação LUDUS V foram realizados 12 controlos no âmbito dos quais foram constatadas 9 irregularidades. Desses controlos resultaram detenções de vários brinquedos.
A press release da EUROPOL acerca destas ações bem como um relatório intitulado “CHEATING THE TOY WORLD” podem ser consultados em:
Autoridade Tributária e Aduaneira, 27 de novembro de 2025