Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

EUROPOL – Operação Silver Axe

Um número recorde de 1.346 toneladas de pesticidas ilegais retiradas do mercado em 2020
EUROPOL – Operação Silver Axe

​A Europol coordenou a quinta edição da operação Silver Axe, que viu o dobro da quantidade​ de produtos ilegais apreendidos em comparação com a operação do ano passado. A operação anual visa o comércio ilícito e falsificado de pesticidas, ocorreu entre 13 de janeiro e 25 de abril, estando envolvidos 32 países, entre os quais Portugal.

As autoridades aduaneiras e policiais realizaram inspeções nas fronteiras terrestres e marítimas, ao comércio interno e encomendas postais, verificando mais de 3.000 toneladas de pesticidas. Ao todo, foram abertas 260 investigações, dois indivíduos presos e apreendidas 1.334 toneladas de pesticidas ilegais, o suficiente para encher 458 piscinas olímpicas.

EUROPOL – Operação Silver Axe

Mais informação sobre a Operação Silver Axe pode ler-se no Comunicado da EUROPOL publicado a 3 de Junho..

Para responder de forma mais eficiente a esta ameaça, foi coordenada uma abordagem europeia com o lançamento da primeira operação Silver Axe em 2015. As cinco operações anteriores registraram um total de 2.568 toneladas de pesticidas ilegais apreendidos. A cooperação internacional e os esforços comuns dos setores público e privado foram cruciais para o sucesso das atividades operacionais. A Europol apoiou a coordenação geral da operação, facilitando o intercâmbio de informações e fornecendo apoio analítico operacional e estratégico.

 


Autoridade Tributária e Aduaneira, aos 9 de junho de 2020