Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

Comunicado de imprensa

Desmantelada rede de fraude ao IVA que transacionava produtos alimentares, 11 detidos e prejuízos estimados de 30 milhões de euros.
Copyright: EPPO (European Public Prosecutor´s Office)

​​​No âmbito de uma investigação dirigida pela Procuradoria Europeia (EPPO) em Lisboa, com o nome de código “Ambrósia”, foram detidos 11 suspeitos de operar uma rede criminosa de fraude intracomunitária ao IVA com produtos alimentares (incluindo azeite, óleo e açúcar), com prejuízos estimados de 30 milhões de euros.

As diligências de investigação, que decorreram em Portugal, Espanha e França, foram executadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), em equipa mista com a Unidade de Ação Fiscal da GNR (UAF). Em Espanha, as medidas de investigação foram levadas a cabo com o apoio da Polícia Judiciária da Guarda Civil (Policía Judicial de la Guardia Civil). Em França, a Procuradoria Europeia contou com o apoio do Organismo Nacional de Luta Antifraude (ONAF).

Foi dado cumprimento a 222 mandados de busca, em que se incluem 40 buscas domiciliárias, 46 não domiciliárias, quatro escritórios de advogados e 132 veículos. As buscas, lideradas por quatro procuradores europeus delegados e dois juízes de instrução em Portugal, com o apoio de mais de 230 investigadores, decorreram nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Coimbra, Aveiro, Braga, Leiria, Santarém, Évora, Viseu, Faro e também em diversas localidades de Espanha e numa localidade em França.


Autoridade Tributária e Aduaneira, 3 de julho de 2024


Nota: os direitos autorais da imagem são propriedade da EPPO (European Public Prosecutor´s Office)