Conteúdo da Página
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos.
Exemplo das mensagens:
Está também em curso uma campanha de phishing que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas. Os destinatários destes SMS são induzidos maliciosamente a validar dados.
Exemplo do teor de uma dessas mensagens:
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.
Em caso algum deverá efetuar essas operações.
Está ainda em curso uma campanha de vishing que recorre a chamadas telefónicas fraudulentas. É pedido aos destinatários destas chamadas que carreguem numa determinada tecla para alegadamente corrigir uma divergência na declaração do IRS.
Estas chamadas deverão ser ignoradas.
Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação disponível no Portal das Finanças.
Autoridade Trtibutária e Aduaneira, 20 de agosto de 2026