Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

Apreensão de 75 000 cigarros

Através da Delegação Aduaneira do Aeroporto Humberto Delgado
cigarros

Aos vinte e um e vinte e dois dias do mês de janeiro de 2022, no âmbito da defesa da fronteira externa, mais especificamente no controlo aduaneiro de passageiros e suas bagagens, a Alfândega do Aeroporto de Lisboa, através da Delegação Aduaneira do Aeroporto Humberto Delgado, apreendeu um total de 75.000 cigarros de diversas marcas de cigarros que se encontravam dissimulados em diversas malas de porão, procedentes de Guiné-Bissau, transportadas individualmente por três passageiros, doicigarross de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade guineense.

Estas operações foram selecionadas com base em métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos.

A ação emcigarros causa não só permitiu evitar a perda de milhares de euros, a título de direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, como também se enquadra no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia.         

Nos termos da legislação em vigor, os cigarros foram apreendidos e serão sujeitos a inutilização, sob controlo aduaneiro.

 

Autoridade Tributária e Aduaneira, 26 de janeiro de 2022