Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

Apreensão de 37 600 cigarros

Através da Delegação Aduaneira do Aeroporto Humberto Delgado

​Aos dezassete dias do mês de janeiro de 2022, no âmbito da defesa da fronteira externa, mais especificamente no controlo aduaneiro de passageiros e suas bagagens, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através da Delegação Aduaneira do Aeroporto Humberto Delgado, apreendeu um total de 37.600 cigarros de diversas marcas provenientes de países do leste europeu com advertências em língua inglesa, que se encontravam dissimulados em duas malas de porão, procedentes de Tallin - Letónia via Bergamo - Itália e transportadas por dois passageiros de nacionalidade letã com destino a Londres – Reino Unido a partir do Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado.

Esta operação foi efetuada em colaboração com as autoridades aduaneiras italianas, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos.

A ação em causa não só permitiu evitar a perda de milhares de euros, a título de direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, como também se enquadra no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia.   

Nos termos da legislação em vigor, os cigarros foram apreendidos e serão sujeitos a inutilização, sob controlo aduaneiro.


Autoridade Tributária e Aduaneira, 20 de janeiro de 2022