Para desativar o 2FA, é necessário cancelar a conta do Portal das Finanças e efetuar um novo registo.
O cancelamento da conta não terá consequências nos perfis, nem nos serviços a que aderiu, como o Débito Direto, ou as Notificações e Citações Eletrónicas. Apenas terá como efeito o cancelamento da sua senha e do 2FA.
Para cancelar a conta deverá enviar um e-mail para: portal-senhas@at.gov.pt, através do endereço eletrónico que está associado ao seu número de contribuinte.
No assunto do e-mail deve indicar “Cancelamento de senha NIFXXXXXXXXX”, e no corpo do e-mail deve indicar o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal.
Após receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção: Registar-se, indicando a pergunta e resposta de segurança, o endereço de e-mail, o número de telefone e se pretende receber e-mails e SMS informativos.
A nova senha será remetida para o seu domicílio fiscal, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.