No Portal das Finanças, clique em “Iniciar Sessão”, e nos Links úteis, selecione “Recuperar Senha”, ou escreva na barra de pesquisa “Recuperar Senha” e clique em “Aceder”.
A recuperação da senha pode ser feita através:
1. Da pergunta e resposta de segurança que selecionou no momento de registo no Portal das Finanças. Selecione “Recuperar Senha”, coloque o NIF, a Pergunta Secreta, a Resposta e clique em “Recuperar Senha”.
Com a aceitação deste novo pedido, a senha anterior é cancelada, sendo-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.
2. Do Cartão de Cidadão com códigos de autenticação, escolhendo a sua nova senha.
Em “Autenticação.gov.pt”, selecione “Escolher Senha” e no site Autenticação.Gov, escolha “Cartão de Cidadão”.
Clique em “Continuar” e de seguida “Autorizar”. Introduza o PIN de autenticação e “OK”.
É direcionado de volta ao Portal das Finanças onde lhe é dada a possibilidade de redefinir a sua senha e/ou o seu Código de Acesso Telefónico.
Em “Alterar Senha”, introduza a senha pretendida e confirme.
Selecione “Alterar Código de Acesso Telefónico”, introduza o código pretendido e confirme.
Depois das alterações efetuadas clique em “Alterar”, surgindo a confirmação. Clique em “Voltar”, sendo direcionado para a sua “Área Pessoal” do Portal das Finanças, já autenticado.
Para a autenticação com Cartão de Cidadão através de applet Java no Fornecedor de Autenticação, necessita de ter instalado o Java e o plug-in próprio para o seu navegador.
3. Da Chave Móvel Digital, escolhendo a sua nova senha.
Em “Autenticação.gov.pt”, selecione “Escolher Senha”. No site Autenticação.Gov, escolha “Chave Móvel Digital”.
Indique como pretende fazer a autenticação, se através de “Telemóvel” ou por “Código QR” e “Continuar”.
Autorize o acesso à sua identificação fiscal, para realizar a autenticação.
No caso da opção de autenticação por telemóvel, preencha o número de telemóvel, insira o PIN (número de identificação pessoal) e clique em “Autenticar”. Insira o código de segurança enviado via SMS, nos 5 minutos seguintes, para o seu telemóvel e clique em “Confirmar”. Altere os seus dados de acesso.