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Portal > Senhas de Acesso > Recuperar Senha

 
 

No Portal das Finanças, clique em “Iniciar Sessão”, e nos Links úteis, selecione “Recuperar Senha”, ou escreva na barra de pesquisa “Recuperar Senha” e clique em “Aceder”. A recuperação da senha pode ser feita através: 1. Da pergunta e resposta de segurança que selecionou no momento de registo no Portal das Finanças. Selecione “Recuperar Senha”, coloque o NIF, a Pergunta Secreta, a Resposta e clique em “Recuperar Senha”. Com a aceitação deste novo pedido, a senha anterior é cancelada, sendo-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis. 2. Do Cartão de Cidadão com códigos de autenticação, escolhendo a sua nova senha. Em “Autenticação.gov.pt”, selecione “Escolher Senha” e no site Autenticação.Gov, escolha “Cartão de Cidadão”. Clique em “Continuar” e de seguida “Autorizar”. Introduza o PIN de autenticação e “OK”. É direcionado de volta ao Portal das Finanças onde lhe é dada a possibilidade de redefinir a sua senha e/ou o seu Código de Acesso Telefónico. Em “Alterar Senha”, introduza a senha pretendida e confirme. Selecione “Alterar Código de Acesso Telefónico”, introduza o código pretendido e confirme. Depois das alterações efetuadas clique em “Alterar”, surgindo a confirmação. Clique em “Voltar”, sendo direcionado para a sua “Área Pessoal” do Portal das Finanças, já autenticado. Para a autenticação com Cartão de Cidadão através de applet Java no Fornecedor de Autenticação, necessita de ter instalado o Java e o plug-in próprio para o seu navegador. 3. Da Chave Móvel Digital, escolhendo a sua nova senha. Em “Autenticação.gov.pt”, selecione “Escolher Senha”. No site Autenticação.Gov, escolha “Chave Móvel Digital”. Indique como pretende fazer a autenticação, se através de “Telemóvel” ou por “Código QR” e “Continuar”. Autorize o acesso à sua identificação fiscal, para realizar a autenticação. No caso da opção de autenticação por telemóvel, preencha o número de telemóvel, insira o PIN (número de identificação pessoal) e clique em “Autenticar”. Insira o código de segurança enviado via SMS, nos 5 minutos seguintes, para o seu telemóvel e clique em “Confirmar”. Altere os seus dados de acesso.

Se tiver o telemóvel confirmado (fiabilizado) pode optar por recuperar a senha: por Carta, ou por SMS. Por carta, a senha anterior é cancelada e é-lhe remetida uma nova, para o seu domicílio fiscal, no prazo médio de 5 dias úteis. Por SMS, após selecionar a opção “Código por SMS” terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher. Depois de escolher “Recuperar senha”, recebe no seu telemóvel por SMS um código de 6 dígitos. Tem 5 minutos para o digitar no campo respetivo e clicar em “Alterar”. A partir deste momento, pode escolher uma nova senha de acesso e assim que clicar no botão “Alterar”, a senha anterior é cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha.

Envie um e-mail, através do endereço eletrónico associado ao seu número de contribuinte, para: portal-senhas@at.gov.pt . No assunto deve fazer constar: Cancelamento de senha NIF _ _ No corpo do e-mail deve indicar: - NIF: - Nome Completo: - Domicílio Fiscal: Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção “Registar-se” e aguardar pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.

Solicite num Serviço de Finanças a atualização do endereço eletrónico (e-mail) ou, nas situações em que esteja em causa o cumprimento atempado de uma obrigação tributária deve enviar um e-mail, a partir de qualquer endereço eletrónico, para: portal-senhas@at.gov.pt . No assunto deve fazer constar: Cancelamento de senha NIF _ _ No corpo do e-mail indique: - NIF: - Nome Completo: - Domicílio Fiscal: Deverá ainda anexar: - Cópia digitalizada do documento de identificação para comprovar a legitimidade do pedido; - Pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha de acesso ao Portal das Finanças. Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção: “Registar-se” e aguardar pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.

Solicite num Serviço de Finanças a atualização do endereço de e-mail, com a entrega de uma Declaração de Alterações de Atividade (DAA). A DAA, terá de ser assinada pelo Contabilista Certificado (CC) e aposta a respetiva vinheta de CC. O seu CC também poderá entregar uma declaração de alterações com o novo e-mail e/ou novo telefone, através do Portal das Finanças. Posteriormente, deverá fazer a nova confirmação (fiabilização) de contactos.