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Portal > Senhas de Acesso > Registo no Portal

 
 

Para aceder aos serviços tem de estar registado no Portal das Finanças. Após o registo, a autenticação é feita com a Autenticação.Gov, através dos códigos associados ao Cartão de Cidadão e da Chave móvel Digital, ou com o Número de Identificação Fiscal (NIF) e senha de acesso.

Se é um novo utilizador, faça o registo no Portal das Finanças, na opção “Registar-se”. Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais, em “Registo NIF”. A senha de acesso será enviada pelo correio, no prazo médio de 5 dias úteis, em envelope-mensagem, para o seu domicílio fiscal que, normalmente, é o local da sua residência habitual. Certifique-se que tem o domicílio fiscal atualizado. No momento de registo no Portal das Finanças, pode indicar o seu endereço de contacto de e-mail e/ou telefone e ativar o envio de emails/SMS. Também pode fazer o Registo através da Autenticaão.Gov.pt. Certifique-se que tem Cartão de Cidadão com os códigos de autenticação ou Chave Móvel Digital. Para mais informações consulte a FAQ “Como fazer o registo no Portal das Finanças, através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital?”

Caso preencha o campo de e-mail e de telefone, logo que o pedido da senha é efetuado, são disponibilizados automaticamente dois códigos para: • Fiabilização de telemóvel, por SMS; • Fiabilização de e-mail, por correio eletrónico. Estes códigos só podem ser confirmados após a receção da senha de acesso ao Portal das Finanças em Dados Cadastrais - Dados de Contacto - Email/Telefone.

Nos casos de perda ou esquecimento da senha de acesso, a resposta correta à pergunta de segurança que escolheu permite-lhe recuperar a senha.

A AT envia aos contribuintes por e-mail e SMS (mensagens de texto para o telemóvel), de forma regular e personalizada, mensagens informativas e de apoio ao cumprimento voluntário. Por isso, se pretende beneficiar deste serviço, deve selecionar uma ou ambas as opções de receção de mensagens. O envio de SMS é efetuado apenas para números de telemóvel portugueses que estejam no estado de confirmados. As mensagens enviadas por estes meios têm caráter meramente informativo e de apoio ao cumprimento voluntário e não substituem os avisos, notificações e citações que, nos termos da lei, são obrigatoriamente efetuados por simples via postal, carta registada, carta registada com aviso de receção, telefax ou por transmissão eletrónica de dados, para a caixa postal eletrónica, ou para a sua área reservada do Portal das Finanças, caso tenha aderido ao regime das notificações e citações eletrónicas.

Sim, após o registo no Portal das Finanças, a sua senha de acesso será enviada para o seu domicílio fiscal que consta nos registos da AT. Se tiver indicado representante fiscal, a senha será enviada para o domicílio fiscal do seu representante em Portugal.

Aceda ao Portal das Finanças e selecione a opção “Registar-se”. Em “Registo Gov.pt”, selecione “Autenticação.gov” e o meio de autenticação: 1. Cartão de Cidadão - Precisa de: Cartão de Cidadão válido, PIN de autenticação, leitor de cartões, e deter o plugin Autenticação.gov instalado no seu computador (download disponível em Autenticacão.gov). https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx 2. Chave Móvel Digital (CMD) – Precisa do código PIN da sua CMD e do telemóvel que lhe está associado, ou ter instalada a aplicação móvel Autenticação.gov. Se ainda não ativou a Chave Móvel Digital, poderá fazê-lo em Autenticacão.gov. https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave Se encontrar dificuldades na utilização genérica do CC ou da CMD, contacte o CENTRO DE CONTACTO CIDADÃO: (+351) 300 003 990 ou (+351) 210 489 010 - Dias úteis das 9:00h às 18:00h.

Se reside fora da EU ou do EEE a senha será enviada para o domicílio fiscal do seu representante fiscal em Portugal.