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Portal > Senhas de Acesso > Registo no Portal

 
 

Para aceder aos serviços tem de estar registado no Portal das Finanças. Após o registo, a autenticação é feita com: - o número de identificação fiscal (NIF) e senha de acesso; ou - o Cartão de Cidadão; ou - a Chave móvel Digital.

Se é um novo utilizador, faça o registo no Portal das Finanças, na opção “Registar-se”. Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais, em “Registo NIF”. A senha de acesso será enviada pelo correio, no prazo médio de 5 dias úteis, em envelope-mensagem, para o seu domicílio fiscal que, normalmente, é o local da sua residência habitual. Certifique-se que tem o domicílio fiscal atualizado. No momento de registo no Portal das Finanças, pode indicar o seu endereço de contacto de e-mail e/ou telefone e ativar o envio de emails/SMS.

A pergunta de segurança e a resposta, são essenciais para recuperar a senha.

Ao preencher o campo e-mail e/ou telefone são enviados automaticamente os códigos para a confirmação desses contactos, respetivamente por correio eletrónico e por SMS. Estes códigos só podem ser registados após receber a senha de acesso, se for o primeiro registo no Portal das Finanças. A confirmação é efetuada através da inserção do código, em: “Serviços> Dados Cadastrais > Dados de Contacto > Email / Telefone>OPÇÕES”.

Recebe, por e-mail e SMS, de forma regular e personalizada, mensagens informativas e de apoio ao cumprimento voluntário. O envio de SMS é efetuado apenas para números de telemóvel portugueses confirmados. As mensagens enviadas por este meio não substituem os avisos, notificações e citações efetuadas nos termos da lei.

Aceda ao Portal das Finanças e selecione a opção “Registar-se”. Em “Registo Gov.pt”, selecione “Autenticação.gov” e o meio de autenticação: 1. Cartão de Cidadão - preencha os respetivos códigos de autenticação e alguns dados pessoais e clique em “Autorizar”. Para a autenticação com Cartão de Cidadão através de applet Java no Fornecedor de Autenticação, necessita de ter instalado o Java e o plug-in próprio para o seu navegador. 2. Chave Móvel Digital - indique se pretende que seja através de Telemóvel ou com Código QR. No caso da opção de autenticação por telemóvel, preencha o número de telemóvel e insira o PIN (número de identificação pessoal) e clique em “Autenticar”. Após inserir o código de segurança enviado via SMS, para o seu telemóvel, clique em “Confirmar”. Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais, incluindo a senha de acesso e clique em “Registar”, ficando concluído o Pedido de Adesão. No momento de registo no Portal das Finanças, pode indicar o seu endereço de contacto de e-mail e/ou telemóvel e selecionar a opção “Desejo receber emails/Desejo receber SMS´s”, caso pretenda ativar o envio de mensagens informativas.

Sim, após o registo no Portal das Finanças, a sua senha de acesso será enviada para o seu domicílio fiscal. Se tiver indicado representante fiscal, será enviada para o domicílio fiscal do seu representante em Portugal.