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Portal > Senhas de Acesso > Questões Diversas-Senhas

 
 

A senha de acesso deve conter no mínimo de 8 carateres, e deve ser composta, pelo menos, com um caracter de cada um dos grupos: - letras maiúsculas - A a Z; - letras minúsculas - a a z; - algarismos - 0 a 9 e - um carácter especial (por exemplo: /, *, #, %). São exemplos de senha: “AlvarodeCampos0#”, “PraiadasMaças1%”, “S3nH4e59u1s174/” ou “25deAbrilde1974#”. Não são aceites senhas constituídas apenas por grupos repetitivos. No momento da alteração, deve ter especial atenção à configuração do teclado do seu computador, se tem ou não a opção de maiúsculas – Caps Lock - acionada uma vez que não são visíveis os carateres que está a digitar. (por exemplo: “alVARODEcAMPOS0#” quando pretendia “AlvarodeCampos0#”).

No Portal das Finanças, na barra de pesquisa, coloque “Alterar Senha” e aceda em “Alterar Dados de Acesso”, ou selecione a opção: “Cidadãos > Serviços > Autenticação de Contribuintes > Alterar Dados de Acesso”. Indique o seu número de identificação fiscal e senha atual. De seguida, selecione “Alterar Senha” indique a nova senha, confirme-a e clique em “Alterar”. Tenha presente as regras de criação de uma nova senha de acesso, referidas na FAQ “Que regras devo usar na escolha da senha de acesso?”

Após receber a sua senha de acesso, aceda ao Portal das Finanças e clique em “Iniciar Sessão”. Introduza o seu NIF e a senha recebida. Nesse momento terá de definir obrigatoriamente uma nova senha de acesso, dado que a senha enviada por carta é de utilização única, e não pode ser utilizada de novo. Tenha presente as regras de criação de uma nova senha de acesso, referidas na FAQ “Que regras devo usar na escolha da senha de acesso?”

A sua senha de acesso é emitida automaticamente e enviada obrigatoriamente por carta através dos CTT. Se não recebeu a senha nos 5 dias úteis seguintes, contacte o Centro de Atendimento Telefónico (CAT) para saber em que estado se encontra o seu pedido, através do +351 217 206 707, todos os dias úteis das 09:00 h às 19:00 h. Pode ainda dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicilio fiscal para verificar se a carta/ senha foi devolvida por algum motivo.

A sua senha de acesso é confidencial e garante inequivocamente a segurança no acesso aos seus dados pessoais. Se, por qualquer motivo, lhe parece que alguém teve conhecimento da sua senha de acesso deve imediatamente alterá-la, impedindo, assim, o acesso aos seus dados pessoais.

Na barra de pesquisa escreva “Dados de Contacto” e clique em “Aceder”. Após autenticação, selecione “Alterar Dados”. Indique o novo e-mail e/ou telefone e se deseja receber e-mails e/ou SMS, depois “continuar”. Para confirmar os contactos registe o código de confirmação que foi enviado para o e-mail e /ou telemóvel. Também pode solicitar a atualização dos seus dados pessoais junto de um Serviço de Finanças.