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Área de Cobrança

Subdiretora-Geral
Licenciada Olga Maria Gomes Pereira
(Designada por Despacho n.º 5352/2015, publicado no D.R. 2.ª série n.º 99/201, de 22/05/2015)

 

Nota Curricular
 

1 - Dados pessoais

Nome: Olga Maria Gomes Pereira
Data de nascimento: 3 de outubro de 1960
Naturalidade: Lisboa

2 - Habilitações académicas

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa

3 - Experiência profissional

Desde agosto de 2013 - Subdiretora-geral da área de Cobrança da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT);
2013 - Subdiretora-geral da área do Planeamento, Organização e Comunicação da AT;
2012 - Diretora de Serviços do Planeamento e Controlo de Gestão na AT, acumulando este cargo com a coordenação do Núcleo de Gestão da Relação (equipa multidisciplinar de suporte à gestão de topo, no âmbito do planeamento e acompanhamento da evolução dos Sistemas de Informação), cargo que ainda mantém;
2008-2011 - Diretora de Serviços do Planeamento e Sistemas de Informação da Direção-Geral dos Impostos (DGCI);
2007-2008 - Chefe de Divisão dos Sistemas de Informação da DGCI;
2005-2007 - Coordenadora estratégica do Programa para potenciação da eficácia dos sistemas de informação fiscais e da eficiência dos recursos da Direção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA), na dependência direta do Diretor-Geral;
1998-2007 - Diretora de Serviços da Área de Sistemas de Gestão de Fluxos Financeiros da DGITA;
1996-1998 - Coordenadora da Área de Gestão de Fluxos Financeiros, na estrutura de Informática Tributária da DGCI;
1995-1996 - Coordenadora do Núcleo de Informação de Gestão da DGCI;
1992-1995 - Técnica Superior de Informática na DGCI;
1991-1992 - Técnica Economista estagiária no Serviço de Fiscalização de Pessoas Coletivas da DGCI;
1989-1991 - Técnica Superior de Informática na DGCI;
1984-1989 - Professora no ensino secundário.

4 - Funções de Representação

Conselho de acompanhamento das Políticas Financeiras - Regiões Autónomas, desde 2014;
Conselho de Coordenação Financeira - Autarquias Locais, desde 2014;
Conselho Superior de Estatísticas - Instituto Nacional de Estatísticas (INE) - desde 2010, em representação da AT;
Area Group «Strategic Management: Benchmarking» - Intra-European Organization of Tax Administrations (IOTA) - 2010-2012, em representação da AT;
Programa Simplex - em 2006 como representante da DGITA e de 2007 a 2011 em representação da DGCI;
Regionalização dos Serviços Fiscais da Madeira, em representação da DGITA;
Sistema de Informação de Gestão de Recursos da Administração Pública, da responsabilidade da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) - 2004, em representação de DGCI/DGITA;
Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado (SCI) - Modelo de Caracterização das Funções do Estado, 2003 em representação de DGCI/DGITA;
Grupo de Trabalho Ano 2000 - Plano de Contingência do Ministério das Finanças, em representação de DGCI/DGITA;
Comissão da Adaptação ao Euro da Administração Pública - Grupo da Informática, em representação de DGCI/DGITA.

5 - Outras Funções Desempenhadas

Membro do Gabinete de Gestão das Reformas, criado com a missão de preparar e acompanhar a criação da Autoridade Tributária e Aduaneira;
Implementação do Sistema de Avaliação do Desempenho na DGCI;
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo a norma ISO 9001:2000, na DGITA - gestora do Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação;
Presidente do Conselho Fiscal da Federação de Triatlo de Portugal;
Participação como oradora em diversos eventos.

6 - Formação Complementar

Frequência de diversos cursos e seminários de índole profissional nas áreas Informática, Fiscal e de Gestão, com destaque para os seguintes:
Alta Direção em Administração Pública;
- Implementação da CAF (Common Assessment Framework);
- Novo Modelo de Avaliação do Desempenho na Administração Pública;
- Construção do Plano e Relatório de Atividades em Articulação com o SIADAP;
- A Gestão Privada de Serviços Públicos: Modelização e Parcerias Público/Privadas;
- Planeamento de Sistemas de Informação;
- Gestão da Contratação de Sistemas e Tecnologias de Informação.