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IMI/AIMI > Pagamentos > Débito Direto

 
 

Não. Permite-se o máximo de uma Autorização Ativa por Finalidade, independentemente desta ser Pontual (um único pagamento) ou Recorrente (pagamentos periódicos).

Esta regra tem uma exceção para a finalidade Pagamento em Prestações, onde está prevista uma autorização por cada plano prestacional.

Sim. Contudo, terá de inativar a autorização de débito que pretende alterar e submeter uma nova, com o tipo de pagamento pretendido.

Neste momento, o serviço já está disponível para o IRS, o IRC, o IUC e o IMI.

No caso do IUC, só está disponivel para os contribuintes singulares e com veículos das categorias A, B e E.

Pode igualmente efetuar pagamentos por conta de IRS e pagamentos em prestações, sendo que, para esta finalidade, terá de identificar o plano prestacional pretendido, desde que se encontre ativo.

 

É um pagamento único, pois a autorização é inativada automaticamente após a cobrança.

Os tipos de pagamento disponíveis são:

§  Pontual. Assim que a cobrança é efetuada, a autorização é inativada automaticamente.

§  Recorrente. Neste caso, apenas serão efetuadas cobranças enquanto a autorização de débito estiver ativa.

É um regime de pagamento, que prevê a realização de cobranças, enquanto a autorização de débito estiver ativa.

Ao aderir ao Débito Direto:

§  Deixa de se preocupar com o prazo dos mesmos e evitar assim o pagamento de coimas e juros de mora

§  Deixa de ter de se deslocar para efetuar o pagamento dos seus impostos

§  Pode definir o limite máximo do valor a pagar e uma data limite, controlando os montantes que lhe são debitados

§  Pode verificar antecipadamente os valores a pagar, uma vez que o aviso de débito em conta é remetido com cerca de 14 dias de antecedência face à data de concretização do mesmo, pelo que se detetar qualquer anomalia, poderá sempre inativá-lo/alterá-lo

§  Em qualquer momento pode alterar ou inativar uma ordem de Débito Direto anteriormente autorizada

A adesão a este serviço pode ser efetuada através do Portal das Finanças ou em qualquer Serviço Local de Finanças.

Pode alterar o montante máximo por cobrança e a data limite da autorização de débito.

Não existe um prazo de validade pré-definido nas autorizações de débito. No entanto, pode definir uma data limite no Portal das Finanças ou em qualquer serviço Local da AT, com exceção dos pagamentos em prestações.

Se pretender consultar, modificar ou inativar uma autorização de débito, pode fazê-lo, sem quaisquer custos, no Portal das Finanças ou em qualquer Serviço de Finanças.

Para aceder ao serviço, terá de entrar, ou na área Cidadãos ou na área Negócios, seguidamente deverá clicar em Serviços, no canto superior esquerdo, e finalmente em Débito Direto.

Poderá também utilizar o campo de pesquisa do Portal, devendo para o efeito escrever débito direto.

Se pretender consultar os pagamentos efetuados através de débito direto, pode fazê-lo, sem quaisquer custos, no Portal das Finanças ou em qualquer Serviço de Finanças.

Não, as autorizações de débito concedidas via telefone não são válidas, face à obrigatoriedade da autenticação ou assinatura.

Não, a adesão aos Débitos Diretos processa-se sem qualquer custo adicional.

De acordo com o Banco de Portugal, “o IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento. Permite identificar e validar uma conta de pagamento na Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA) e pode conter até 34 carateres.

No caso português, o IBAN tem 25 carateres e inicia-se com PT50, seguido de 21 dígitos, que correspondem ao Número de Identificação Bancária (NIB)”.

O IBAN a utilizar será sempre o registado e confirmado na informação cadastral do Contribuinte.

A deteção de um IBAN inválido impede a possibilidade de prosseguir com o processo de adesão.

O seu cancelamento, caso já tenha aderido aos débitos diretos, ser-lhe-á comunicado através de documento próprio.

Sim, mas a titularidade da mesma terá de ser confirmada previamente pela Direção de Serviços de Registo de Contribuintes, através da apresentação de declaração autenticada pela entidade bancária, confirmando a respetiva titularidade, antes de  poder ser utilizado para efetuar pagamentos por débito direto.

Não, a cobrança por débito direto é efetuada até final do termo do prazo de pagamento, cuja data concreta é sempre indicada na notificação que é previamente enviada cerca de 15 dias antes dessa data limite de pagamento.

Essa informação pode também ser consultada no Portal das Finanças na opção "Gerir autorizações" - Ordem de Pagamento.

A cobrança por débito direto é efetuada até final do termo do prazo de pagamento, cuja data concreta é sempre indicada na notificação que é previamente enviada cerca de 15 dias antes dessa data limite de pagamento.

Essa informação pode também ser consultada no Portal das Finanças na opção "Gerir autorizações" - Ordem de Pagamento.