Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Portal > Senhas de Acesso > Questões Diversas-Senhas

 
 

A senha de acesso deve conter de 8 a 16 carateres, e pode ser composta por algarismos, letras ou outros caracteres especiais. São exemplos de senha: “AlvarodeCampos”, “PraiadasMaças”, “S3nH4e59u1s174” ou “25deAbrilde1974”. Não são aceites senhas constituídas apenas por grupos repetitivos.

No Portal das Finanças, na barra de pesquisa, coloque “Alterar Senha” e aceda em “Alterar Dados de Acesso” ou selecione a opção: “Cidadãos > Serviços > Autenticação de Contribuintes > Alterar Dados de Acesso”. Indique o seu número de identificação fiscal e senha atual. De seguida, selecione “Alterar Senha” indique a nova senha, confirme-a e clique em “Alterar”. No momento da alteração, deve ter especial atenção à configuração do teclado do seu computador, se tem ou não a opção de maiúsculas – Caps Lock - acionada uma vez que não são visíveis os carateres que está a digitar. (por exemplo: “alVARODEcAMPOS” quando pretendia “AlvarodeCampos”).

A sua senha de acesso é confidencial e garante inequivocamente a segurança no acesso aos seus dados pessoais. Se, por qualquer motivo, lhe parece que alguém teve conhecimento da sua senha de acesso deve imediatamente alterá-la, impedindo, assim, o acesso aos seus dados pessoais.

A sua senha de acesso é emitida automaticamente e enviada obrigatoriamente por carta através dos CTT. Se não recebeu a senha nos 5 dias úteis seguintes, contacte o Centro de Atendimento Telefónico (CAT) para saber em que estado se encontra o seu pedido, através do (+351) 217 206 707, todos os dias úteis das 09:00 h às 19:00 h. Pode ainda dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicilio fiscal (pode a carta/ senha ter sido devolvida por algum motivo).

Na barra de pesquisa escreva “Dados de Contacto” e clique em “Aceder”. Após autenticação, selecione “Alterar Dados”. Indique o novo e-mail e/ou telefone e se deseja receber e-mails e/ou SMS, depois “continuar”. Ao confirmar (fiabilizar) os seus contactos, pode recuperar e alterar a sua senha de acesso ao Portal das Finanças de forma segura. Também pode solicitar a atualização dos seus dados pessoais junto de um Serviço de Finanças.