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Portal > Apoio à Navegação > Informações Gerais

 
 

Para Utilizadores Windows:

 

No computador utilizado, aceda ao menu "Iniciar" do Windows (canto inferior esquerdo do ecrã), abra o Painel de Controlo, seleccione “Adicionar ou Remover Programas” (Windows XP) ou "Programas e Funcionalidades" (Windows Vista e Windows 7), e remova todas as versões ou actualizações de Java instalados.

Após essa operação, aceda ao portal das Finanças e através da opção “Downloads” (localizada na coluna à esquerda) seleccione a opção “Utilitários – Java Plugin.

Na página que é mostrada, seleccione a versão de JAVA adequada ao sistema operativo/navegador utilizado e siga o processo de instalação normal.

Relembramos que ao aparecer qualquer aviso/certificado de segurança por parte da AT deverá selecionar sempre a opção "RUN" ou “Executar”.

 

Para Utilizadores Mac:

 

A desinstalação do Oracle Java só envolve a remoção do Plugin Java "JavaAppletPlugin.plugin".

Para desinstalar o Java 7, será necessário ter privilégios de Administrador.

Clique no ícone "Localizar" que pode ser encontrada na Barra de "Ferramentas/Dock".

Clique em "Aplicações" na barra lateral.

Na caixa de diálogo deverá pesquisar por "JavaAppletPlugin.plugin".

Deverá surgir o arquivo "JavaAppletPlugin.plugin".

Clique com o botão direito do rato em "JavaAppletPlugin.plug-in" e seleccione "Mover para Lixeira/Lixo".

Após essa operação, aceda ao portal das Finanças e através da opção “Downloads” (localizada na coluna à esquerda) seleccione a opção “Utilitários – Java Plug-in”.

Na página que é mostrada, seleccione a versão de JAVA adequada ao sistema operativo/navegador utilizado e siga o processo de instalação normal.

 

Para Utilizadores Windows e Mac:

 

Para instalar o JAVA poderá aceder ao Portal das Finanças  e através da opção “Downloads” (localizada na coluna à esquerda) seleccionar a opção “Utilitários – Java Plug-in”. Na página que é mostrada, seleccione a versão de JAVA adequada ao sistema operativo/navegador utilizado e siga o processo de instalação normal.

Relembramos que ao aparecer qualquer aviso/certificado de segurança por parte da AT deverá selecionar sempre a opção "RUN" ou “Executar”.

Para utilizadores Windows:

No computador utilizado, aceda ao menu Iniciar do Windows (canto inferior esquerdo do ecrã), abra o Painel de Controlo, seleccione “Adicionar ou Remover Programas” (Windows XP) ou "Programas e Funcionalidades" (Windows Vista e Windows 7 e 10), e verifique se tem o Java instalado na lista de programas.

 

Para utilizadores Mac:

Mac OS X 10.6 e versões inferiores: O Java da Apple vem pré-instalado no Mac OS.

Mac OS X 10.7 (Lion) e versões superiores: O Java não vem pré-instalado.

Para obter o Java mais recente da Oracle, será necessário o Mac OS X 10.7.3 e versões posteriores.

Se tiver o Java 7 ou versões posteriores, verá um ícone do Java em "Preferências do Sistema".

O Java versão 6 e versões anteriores estão listados no "Java Preferences.app" localizado na pasta "Aplicações > Utilitários" no seu Mac.

 

Para sistemas Windows: 

 

Para efetuar um “Print Screen” (captura de ecrã), deverá, com a mensagem pretendida bem visível no ecrã, efetuar os seguintes passos:

 

- premir a tecla “PrtScr” ou “Print Screen” do seu teclado;

- abrir um ficheiro word ou de imagem (Paint)

- selecionar do menu “Editar”, a opção “colar” (Ctrl + V).

- gravar a imagem (se no Paint, seleccionar “ficheiros tipo JPG”)

 

 

Para sistemas Mac:

 

Para efetuar um “Print Screen” (captura de ecrã), deverá, com a mensagem pretendida bem visível no ecrã, efetuar os seguintes passos:

 

- premir a tecla “Command+Shift+ tecla “3”, automaticamente é gravado um ficheiro no seu ambiente de trabalho com extensão PNG.

Ocasionalmente circulam mensagens fraudulentas que têm como objetivo convencer o destinatário a carregar na ligação (link) e, assim, descarregar e instalar software malicioso. Em caso algum deverá carregar na ligação (link) ou autorizar qualquer transferência de ficheiros, pois o risco de comprometer o computador e os seus dados é elevado.Apesar da Autoridade Tributária publicar um alerta na página inicial do Portal das Finanças assim que uma mensagem destas se encontra em circulação, informa-se o seguinte para futura referência:

·         Todas as mensagens de correio eletrónico que a Autoridade Tributária (AT) envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de contribuinte dos destinatários.

·         A AT não envia nunca mensagens de correio eletrónico genéricas e sem identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens de e-mail são sempre exatamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão).

·         A AT só envia mensagens de e-mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que tenham autorizado o envio dessas mensagens através da fiabilização dos contactos.

·         As mensagens são sempre enviadas para o endereço eletrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro, sendo que todas as caixas de correio da AT têm o formato xxx@at.gov.pt.

 

Recomenda-se ainda que:

  • Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens electrónicas;
  • Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção;
  • Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros.
  • Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;
  • Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

Para instalar/desinstalar ou atualizar o Adobe Reader Sugerimos que:
 

- Aceda ao menu Iniciar do Windows (canto inferior esquerdo do ecrã), abra o "Painel de Controlo", aceda à opção “Adicionar ou Remover Programas” ou "Programas e Funcionalidades" e remova todas as versões ou atualizações de Adobe Reader instalados.

- Efetue a transferência da versão do Adobe Reader atual a partir do atalho disponível no Portal das Finanças, através do menu "Downloads" "Utilitários", "Adobe Acrobat Reader".

- Instale o Adobe Reader seguindo os passos solicitados na instalação.

Por vezes uma nova janela que deveria surgir com um documento pode ser considerada pelo navegador utilizado como sendo uma janela de pop-up, que por defeito vem bloqueada.

 

Para o navegador Firefox, sugerimos que abra uma página, e selecione as seguintes opções:

·         Menu do Firefox (canto superior esquerdo do navegador);

·         "Opções";

·         Separador "Conteúdo";

·         Desmarcar a opção. “Bloquear Janelas de pop-up";

·         Feche todos os quadros e tente novamente.

 

Para o navegador Internet Explorer, sugerimos que abra uma página, e selecione as seguintes opções:

·         Menu "Ferramentas";

·         "Opções da Internet";

·         Separador “Privacidade”;

·         Desmarcar a opção "Desligar/desativar Bloqueador de Janelas de Pop-up";

·         Feche todos os quadros e tente novamente.

 

Para o navegador Google Chrome, sugerimos que abra uma página, e selecione as seguintes opções:

·         Menu "Personalizar e controlar o Google Chrome" (canto superior direito do navegador);

·         "Definições";

·         "Mostrar definições avançadas";

·         "Privacidade";

·        "Definições de conteúdo";

·         "Pop-ups";

·         Marcar "Permitir que todos os sites mostrem pop-ups";

·         Feche todos os quadros e tente novamente.

 

Para o navegador Safari (Mac), sugerimos que abra uma página, e selecione as seguintes opções:

Menu "Safari”;

·         "Preferências";

·         Separador "Segurança";

·         Desmarque o "Bloquear Janelas Pop-up";

·         Feche todos os quadros e tente novamente.

Para Internet Explorer

Feche todas as páginas de Internet abertas, abra uma página do seu navegador e seleccione no menu "Ferramentas" o item "Opções da Internet":

Separador “Geral”: Deverá seleccionar "Eliminar" e  seleccionar todas as opções excepto "Palavras Passe/Passwords" depois eliminar (a apresentação destas opções poderá variar ligeiramente com as diferentes versões do Internet Explorer);

- Deixar o visto marcado em "Eliminar histórico de navegação ao sair";

Separador “Segurança”: Deverá verificar que o nível da mesma não está definido acima de “Médio Alto”;

Separador “Privacidade”: Deverá verificar que o nível da mesma não está definido acima de “Médio”;

Separador “Conteúdo”: Deverá seleccionar o botão “Limpar estado SSL”;

Separador “Avançadas”: Deverá seleccionar o botão “Restaurar definições”;

Seguidamente deverá seleccionar o botão “Aplicar” e “OK” e reiniciar o computador.

Para Google Chrome:

Feche todas as páginas de Internet abertas, abra uma página do seu navegador e no Canto superior do lado direito, aceder ao botão “Personalizar e controlar o Google Chrome”;

Na lista de opções escolher Definições; De seguida aceder a Mostrar definições avançadas...

Opção Privacidade: Escolher Limpar dados de navegação; Na opção “Limpe os seguintes itens de”escolher “desde sempre”; Marcar todas as opções excepto “Limpar palavras-passe guardadas”;

Aceder ao botão Limpar dados de navegação; Fechar o navegador e reiniciar o computador.

Para Mozilla Firefox:

Feche todas as páginas de Internet abertas, abra uma página do seu navegador e seleccione no menu "Ferramentas o item “Limpar histórico recente”; Onde indica “Intervalo de tempo a remover” seleccionar: todo o meu histórico; Opção “Detalhes”: Marcar todas as opções e aceder ao botão “Limpar agora”; Seguidamente deverá fechar o navegador e reiniciar o computador.

Para Safari (Mac):

Abra uma página do seu browser e seleccione no menu "Safari” o item “Preferências”; Separador Privacidade: Cookies e outros dados dos sites; Remover todos os dados de sites…; Marcar a opção Bloquear Cookies de terceiros e anunciantes.

Não nos é possível analisar mensagens de erros de aplicações externas à AT. Para a sua interpretação, deverá contactar directamente o fornecedor do software que utiliza.

Algumas das versões dos mais utilizados “Browsers” (navegadores de internet) deixaram de suportar a tecnologia NPAPI e não são compatíveis com o Plugin JAVA Web o que poderá criar dificuldades no preenchimento, submissão e validação de declarações e na obtenção de comprovativos.

Para contornar essas dificuldades deverá ter instaladas no seu computador as seguintes versões dos principais navegadores de Internet:

Internet Explorer: Até à Versão 11,

(https://www.java.com/pt_BR/download/help/ie_tips.xml);

Google Chrome: Até à Versão 44,

(https://www.java.com/pt_BR/download/faq/chrome.xml);

Firefox: Versão 51 e anteriores,

(https://www.java.com/pt_BR/download/help/firefox_java.xml);

Safari: O Java 7 e versões mais recentes apenas são compatíveis com a versão de 64 Bits,

(https://www.java.com/pt_BR/download/help/mac_install.xml)