Entre os dias 5 e 7 de dezembro, a operação “Portugal Sempre Seguro” mobilizou diversas entidades em mais uma ação coordenada, direcionada para o reforço da segurança pública e para a prevenção de ilícitos. As equipas no terreno dirigiram esforços à prevenção e dissuasão, com particular atenção à fiscalização de estabelecimentos e trânsito, com a realização de controlos operacionais que permitem identificar diversas situações irregulares.
Foram efetuadas 49 operações, que contaram com a participação da GNR, PSP, PJ, ASAE, AT e ACT e decorreram em todo o território continental. Estiveram envolvidos 909 elementos, apoiados por 317 meios auto e 15 binómios cinotécnicos (equipas formadas por 1 elemento policial e 1 cão).
Resultados globais provisórios até ao momento:
· Fiscalizadas 4.474 pessoas, 2.850 veículos e 105 estabelecimentos, dos quais 68 de diversão noturna e 34 de restauração;
· Detidas 50 pessoas - mais de metade por crimes rodoviários;
· Registados 48 crimes;
· Registadas 424 contraordenações - das quais 58% de âmbito rodoviário e 12% de âmbito tributário;
· Do total de 185 estrangeiros fiscalizados, 4% estavam em situação ilegal;
· Das apreensões destaca-se 1 arma de fogo, 3 armas brancas e 6 viaturas;
Os resultados divulgados nas últimas semanas têm permitido identificar diferentes tipos de irregularidades relevantes, bem como reforçar a segurança em múltiplos contextos operacionais. A articulação entre as entidades desempenha um papel decisivo no sucesso das ações desenvolvidas, reforçando o compromisso partilhado de assegurar que Portugal continua a garantir elevados padrões de confiança, proteção e proximidade dos cidadãos.
Autoridade Tributária e Aduaneira, 12 de dezembro de 2025