Comunicado da EUROPOL anuncia “Grande golpe para as redes de tráfico de enguias de vidro que movimentam milhares de milhões de euros. Testes de ADN nos EUA e rusgas em França expõem o alcance global das redes de tráfico”.
Conteúdo da Página
A AT integrou a
operação internacional LAKE coordenada pela EUROPOL, a qual se insere numa missão de combate ao tráfico de “glass eels” (espécie “Anguilla anguilla spp”) e também identificar e investigar atividades ilícitas, a fim de desmantelar as redes criminosas internacionais envolvidas no comércio ilegal de enguia europeia.
No âmbito desta operação (época 2024-2025) foram realizados, no total, 786 controlos físicos nos aeroportos a nível da carga aérea (vertente exportação) e a passageiros e respetivas bagagens.
A operação LAKE assume especial relevância em Portugal, tendo em consideração que é um dos principais países europeus do recrutamento das “glass eels” e consequente pesca e tráfico da espécie, com destino ao mercado asiático.
O combate ao comércio ilegal de espécies protegidas, constitui uma missão das alfândegas, no exercício do controlo da fronteira externa da União Europeia.”
Mais informação sobre esta operação, poderá ser obtida no site da EUROPOL em:
Autoridade Tributária e Aduaneira, 25 de setembro de 2025