Pode recuperar a sua senha escrevendo na barra de pesquisa “Recuperar senha” ou através da opção Iniciar Sessão> Recuperar Senha.
1. Se sabe a pergunta e a resposta de segurança que escolheu no momento do registo no Portal das Finanças clique em “RECUPERAR SENHA”:
→ Se tiver o telemóvel fiabilizado
Caso já tenha fiabilizado o seu contacto telefónico pode optar por recuperar a senha:
- Por Carta, a senha anterior é cancelada e é-lhe remetida uma nova, para o seu domicílio fiscal, no prazo médio de 5 dias úteis; ou
- Através de um Código por SMS que lhe permite recuperar a senha imediatamente.
Depois de selecionar a opção Código por SMS terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher.
Depois de escolher “RECUPERAR SENHA”, recebe no seu telemóvel por SMS um código de 6 dígitos. Tem 5 minutos para o digitar no campo respetivo e clicar em “ALTERAR”.
A partir deste momento, pode escolher uma nova senha de acesso.
Assim que clicar no botão "ALTERAR", a senha anterior é cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha.
→ Se não tiver fiabilizado o seu telemóvel
Caso não tenha fiabilizado o seu número de telefone, terá de selecionar e responder à pergunta anteriormente por si escolhida.
Com a aceitação deste novo pedido, a senha anterior é cancelada, sendo-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.
2. Se não sabe a pergunta e resposta de segurança que escolheu no momento do registo no Portal das Finanças e sabe qual o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT:
Deve enviar um e-mail, através do mesmo endereço eletrónico que fez constar no registo da AT, o qual está associado ao eu número de contribuinte, para:
No assunto deve fazer constar: Cancelamento de senha NIF _ _ _ _ _ _ _ _ _
No corpo do e-mail deve indicar:
NIF:
Nome Completo:
Domicílio Fiscal:
Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção: “Registar-se” e aguardar pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.
NOTA: Deve certificar-se que tem o domicílio fiscal atualizado.
3. Se não sabe a pergunta e resposta de segurança que escolheu no momento do registo no Portal das Finanças e se não tem ou não sabe qual o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT:
Se for uma pessoa singular, pode junto de um Serviço de Finanças, solicitar a atualização do endereço de e-mail ou, nas situações em que esteja em causa o cumprimento atempado de uma obrigação tributária deve enviar um e-mail,
a partir de qualquer endereço eletrónico, para:
portal-senhas@at.gov.ptNo assunto deve fazer constar: Cancelamento de senha NIF _ _ _ _ _ _ _ _ _
No corpo do e-mail deve indicar:
NIF:
Nome Completo:
Domicílio Fiscal:
Deverá ainda anexar:
- Cópia digitalizada do documento de identificação para comprovar a legitimidade do pedido;
- Pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha de acesso ao Portal das Finanças.
Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção: “Registar-se” e aguardar pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.
NOTA: Deve certificar-se que tem o domicílio fiscal atualizado.
4. Sou um contribuinte coletivo, como recupero a senha?
Na barra de pesquisa escreva “recuperar senha”.
Clique em Aceder em Recuperar Senha.
Coloque o NIF, a Pergunta Secreta, a Resposta e clique em Recuperar Senha.
A senha de acesso é enviada automaticamente, através de correio normal, no prazo médio de 5 dias úteis, para a sede social dos contribuintes coletivos.
5. Sou um contribuinte coletivo, como recupero a senha no início de atividade?
Se a empresa foi criada no balcão “Empresa na hora” é automaticamente gerada uma senha que será enviada para a sede social da empresa. Se não a recebeu deverá fazer a sua recuperação.
A senha de acesso é enviada automaticamente, através de correio normal, no prazo médio de 5 dias úteis, para a sede social dos contribuintes coletivos.
6. Sou um contribuinte coletivo e esqueci-me do e-mail que fiz constar do registo da AT. Que devo fazer para recuperar a senha?
O seu Contabilista Certificado (CC) poderá entregar uma declaração de alterações com o novo email ou novo telefone através do Portal das Finanças. Posteriormente, deverá fazer a nova fiabilização de contactos.
Esta alteração também pode ser efetuada num Serviço de Finanças, através de uma declaração de alterações de atividade. No caso dos contribuintes coletivos com CC, a declaração de alterações de atividade, também, terá de ser assinada por este e aposta a vinheta de CC.