Autoridade Tributária e Aduaneira
 

 

 

Língua Gestual Portuguesa


A Autoridade Tributária e Aduaneira - AT disponibiliza atendimento aos contribuintes surdos


Norteada pelo objetivo estratégico de “melhorar o serviço prestado ao contribuinte, facilitando o cumprimento voluntário e apoiar a competitividade económica”, a Autoridade Tributária e Aduaneira - AT disponibiliza, a partir de hoje, atendimento especializado aos contribuintes surdos no seu Centro de Atendimento Telefónico (CAT), através do Serviin, um centro de atendimento especial para surdos que permite que o cidadão surdo, em videochamada, fale em Língua Gestual Portuguesa (LGP) com as respetivas intérpretes, possibilitando a tradução para o local de destino (AT).

O estabelecimento desta parceria permite agora aos surdos obter apoio e esclarecimento de dúvidas no âmbito tributário e aduaneiro, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 09H00 às 19H00.

A contratação voluntária deste serviço por parte da AT, contribuirá para induzir o cumprimento voluntário num segmento de população que não tinha acesso a todos os canais de comunicação que são disponibilizados.

A AT, que integra preocupações sociais e o firme propósito de contribuir para uma sociedade mais justa, quer constituir-se como uma instituição próxima e disponível para os cidadãos e empresas, tornando mais simples, rápido e económico o cumprimento das obrigações fiscais e respondendo com celeridade e qualidade às solicitações dos contribuintes e dos operadores económicos, sedimentando uma relação de confiança mútua, apostando no reforço de um posicionamento de maior proximidade com os contribuintes, através da construção de relações de confiança, baseadas em critérios de transparência, simplicidade e celeridade.


Lisboa, 15 de junho de 2016.